BELÉM

Belém, capital do Estado do Pará com cerca de 2 milhões de habitantes é o centro econômico da região norte. Uma cidade cercada por rios, igarapés e canais, famosa por seus túneis de mangueiras e pelo alto índice pluviométrico, principalmente entre os meses de Novembro a Maio. A chuva, por sinal, já se incorporou ao folclore da cidade, pois geralmente é rápida, apenas para amenizar o calor dos trópicos.

O que mais impressiona em Belém, entre todos os seus atrativos, é a presença da natureza integrada à vida urbana através de bosques, verdadeiros pedaços da floresta amazônica que convivem em harmonia com o movimento incessante da metrópole.

No folclórico Mercado Ver-o-Peso, a mistura de cores, aromas e sabores de ervas e comidas exóticas mostram uma face alegre e fascinante de Belém. O Ver-o-Peso, com 26.500 m2, é uma feira livre por onde circulam, diariamente, centenas de pessoas. Centro comercial de onde se encontra da comida a roupa, a feira é o cartão postal mais conhecido da cidade. Nas inúmeras barracas são encontradas as saborosas frutas típicas da região, como cupuaçu, uxí, açaí, bacuri e pupunha; as várias espécies de peixes e mariscos; a carne vermelha, verduras, legumes e, dando o toque místico e mágico, as ervas usadas na chamada "medicina da selva".

Há remédio para uma simples dor de dentes até uma boa "garrafada", feita com plantas e partes animais, usadas inclusive para "amansar maridos", e com nomes sugestivos: "chora aos meus pés", "pega não me larga", "chega-te-a mim".